O terceiro dos últimos grandes projetos foi o Sacrário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santo André. Igreja ‘comandada’ pelo Pe. Joel.

Pense no Padre mais tudo de bom desde mundo. É o Pe. Joel! Impossível não virar fã!

Mas vamos ao projeto…

O Sacrário, para quem não sabe, é uma urna onde ficam guardados o Corpo e o Sangue de Cristo, representados pela Hóstia e o Vinho, presentes na Eucaristia. É o ponto central das Igrejas católicas, e geralmente fica na Capela do Santíssimo.

O Pe. Joel esteve aqui na Casa de Mosaico cheio de novas idéias para o novo Sacrário de sua Paróquia. Trocamos algumas figurinhas e chegamos ao motivo final: a tampa seria redonda e em volta da caixa ficariam raios, como os raios em volta da imagem de Nossa Senhora de Fátima que está na fachada da Igreja, em Santo André.

Ele fez o projeto da estrutura de madeira junto com um pároco e me trouxe aqui já pronta. A estrutura dos raios e também a tampa de metal. A tampa mede 50 cm de diâmetro. E os raios têm, de ponta a ponta, 1,08 cm de diâmetro. Bem grande!

Fiz a tampa primeiro. Ele tinha gostado das cores dos últimos pendentes que eu tinha feito. Então usei essas cores como base, acrescentando o laranja. Fiz um degradê do vermelho para o amarelo âmbar. Ali na porta temos 7 tons de vidro.

Terminada a porta parti para a verdadeira empreitada: os raios! Passei 2 dias cortando quadradinhos e mais quadradinhos de vidro.

O degradê da porta se expande para os raios. Nos raios usei um tom mais escuro de âmbar para as partes laterais. Quando comecei a colar, não posso mentir aqui, me deu um certo desespero! Uma vontade, lá no fundo, de largar tudo e sair correndo pelo mundo… Não tinha uma posição confortável para fazer as laterais. E eram quadradinhos que não acabavam mais!

Eu nem sei quantas vezes tirei a peça da mesa para cortar mais vidro, mais vidro, mais vidro! São 7 raios. A primeira faixa de preenchimento de cada raio, a mais externa, tem 137 quadradinhos de 1×1 cm. Nos 7 raios são 959 quadradinhos só na primeira faixa. Mais todos o resto da parte da frente dos raios, mais as laterais, mais a tampa são muitos, MUITOS quadradinhos de vidro! Não foi fácil, levou mais tempo que o previsto, mas a cada etapa concluída meu coração se enchia de alegria!

O Pe. Joel veio pegar a peça aqui. Instalou certinho no lugar e no fim de semana eu fui até lá fazer o acabamento.

Rejuntei toda a volta da peça. E ela já estava, por si só, um escândalo, lá grudadinha da parede… Mas o Padre… o Padre fez mais: ele colocou faixas de luz de led atrás da Cruz e em volta da caixa.

Minha gente, só posso dizer isso, na hora que ele apagou a luz da Capela e ligou a luz do Sacrário foi arrepiante! Totalmente emocionante! Só não comecei a berrar de vergonha!

Em compensação, quando cheguei em casa e fui ver as fotos chorei como uma louca! E pra ser sincera novamente, estou chorando agora de novo!

Tão lindo! Simples e com um mega efeito de luz e cor! Perfeito!

E, meu bem, fui eu que fiz… desculpa aí! Tenho mais é que chorar!

Desculpe o texto longo e a quantidade de fotos. Mas acho que esse trabalho vale!

Beijinhos da artista mais chorona no universo! Thá

Related Posts with Thumbnails

Pin It on Pinterest

Share This